Slide

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O pássaro - Samanta Holtz



Editora: Novo Século
Selo: Novos talentos da literatura brasileira
Páginas: 480
Sinopse: Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? 


Conhecemos Caroline quando ela tinha sete anos de idade, ainda tão nova, ela é apresentada a um mundo onde uns tem muito, às vezes sem merecer, e outros tem pouco, mesmo merecendo mais. Caroline não entende e como criança pergunta ao pai porque isso acontece, o Barão se sente ofendido e castiga duramente a menina.
Os anos passam, temos agora uma moça de dezessete anos que ainda é atormentada pelas lembranças do fatídico dia, já relatado. Mas agora ela tenta se controlar, mantendo sempre o olhar de desafio. O Barão notando que a rebeldia não sai totalmente da menina resolve casá-la. E essa é a gota d’água, para a menina, ela decidiu fugir, só que precisaria de ajuda... É aí que ela faz um acordo com Bernardo, o menino que a apresentou as diferenças entre as pessoas. Eles fugiriam, seriam livres e cada um seguiria o seu caminho... Mas a vida prega diversas peças neles.

Tentei por algumas vezes começar essa resenha, mas nada parece bom o suficiente para dizer o quanto eu amei O pássaro. Resolvi tentar ser mais técnica, pelo menos no inicio. ^-^
A história é narrada em terceira pessoa, dando uma visão mais completa do enredo e das personagens. Essas personagens foram tão bem construídas que posso dizer que elas são palpáveis. Cada uma tem seu psicológico muito bem estruturado e exposto para o leitor. Não encontrei nenhum erro gráfico.  A Samanta Holtz usou um sistema de corte de cenas que já vi em alguns livros, ele é baseado nos roteiros cinematográficos, dando mais velocidade e visão aos acontecimentos.
Graças à personagem Caroline todos os outros personagens evoluem de forma brilhante.

Agora vamos à parte que eu surto totalmente!!!

Durante a leitura eu estive com um turbilhão de sentimentos, ora estava feliz, ora revoltada, ora apreensiva, ora encantada e por fim triste. Esse foi um livro que me deixou... não há uma palavra... foram tantas: Apaixonada, viciada, encantada, emocionada e cansada, esse último, porque ao terminar a história eu fiquei com a cabeça a mil!!!! Com pensamentos assim: “Meu Deus, não pode ser só isso, deve haver mais...”, “E se não tiver o que eu farei???”, “Que perfeito e triste... Como a Samanta faz isso com os leitores?!” “Não pode ser assim!”
Não vou falar muito mais, porque vocês devem ler!!! É uma história apaixonante e encantadora!!!
Eu recomendo esse livro para todos!!! Ele entrou para os favoritos e inesquecíveis!!!
Calma... calma... respirando... Parabéns Samanta por fazer um livro tão lindo!!! J Mesmo eu sonhando com um final diferente eu sei que o que você fez foi necessário.

Imagens:

Caroline era como um pássaro em uma gaiola que ansiava por liberdade. Dayeah, nome cigano da moça, representa essa situação.









Trechos:

"Enquanto subia os degraus de mármore, parou no patamar em frente à porta, reparando em uma gaiola dourada, onde um belo pássaro era mantido. Ela o admirou demoradamente.
— Sei como se sente, amiguinho...
Ele inclinou a cabeça, produzindo um som leve doce.
— E se, de repente você descobrisse que a porta da sua gaiola nunca esteve realmente fechada?"
P. 160 - 161
"— Não estou falando de escolhas, milady. Falo de sentimentos.
Caroline deixou escapar um leve sorriso.
— Pensei que nunca mais o ouviria me chamar assim.
Os dois se olharam com intensidade. Qualquer sombra de rancor deixou o coração dele.
— Milady — repetiu, com voz amena, — Minha milady..."
P. 448

Classificação: 
Para finalizar essa resenha deixo uma frase que vi certa vez em um filme, perdoe-me mas não lembro qual que dizia mais ou menos assim:

"A morte é uma libertação."


15 comentários:

  1. Olá, querida!!

    Ahhhhh, que linda a sua resenha!!! Amei a forma como você descreveu meus "cortes de cena" rs... já me compararam outras vezes também com roteiros de cinema e era justamente a minha intenção! Gosto de usar esse recurso ^^ (embora os faça de forma mais intuitiva do que técnica rs rs)

    Também adorei as EXCLAMAÇÕES heheheheh
    Enfim, querida, estou feliz demais em saber que o livro a encheu de sentimentos, tocou-a com tanta profundidade e deixou sua marca!! Feliz, feliz, feliz ^^

    Beijãooo
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta! Que bom que gostou da resenha! "O pássaro" é sem dúvida um livro que não vou esquecer :)

      Excluir
  2. Oi,Anna!
    Que covardia,hein! Como você atiça nossa curiosidade a ponto de fazer a gente se descabelar pelo livro..rsrsrs
    Eu sou louca para ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo. Já li muitas resenhas positivas ao seu respeito, e a sua completamente apaixonada só me deixou mais louca ainda.
    Parabéns pela resenha. Você conseguiu transportar toda sua emoção ao ler o livro!
    Bjs e bom fim de semana!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda eu realmente amei esse livro e acredito que você também vai gostar! Não perca a próxima oportunidade de adquiri-lo!!!

      Excluir
  3. Olá flor! Amei sua resenha e já li o livro e fiquei totalmente apaixonada também!!
    Passei pra avisar que te indiquei num meme!
    Um beijo!
    http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho o livro, mas ainda tenho que ler. Conheci a autora pessoalmente em um evento literário e ela é super querida.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou adiando a compra desse livro a um bom tempo, mas essa sua resenha me deixou louca. Super quero comprá-lo :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Barbara, não perca mais tempo... é uma leitura que eu super recomendo!! ^-^

      Excluir
  6. Oi, Gabby!

    Tenho planos de comprar esse livro, preciso adquirí-lo tipo, JÁ! Quero muito ler a história de Caroline, só tenho ouvido muitas coisas boas a respeito.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Anna!
    Eu não tenho a mínima situação entre livros independentes, mas o nome da autora não me é estranho!
    Vou fazer uma rápida pesquisa no Google a respeito...
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Oi Anna! Este é um livro que gostei muito, considero o melhor romance que já li. sei como é complicado falar de algo que gostamos muito, mas voc~e se saiu muito bem.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Eita Anna que resenha massa! Agora fiquei ainda mais ansiosa pro meu O pássaro pousar na minha caixa de correios e ler o quanto antes. Gosto de histórias que ficam com um funfinho triste, que fazem a gente pensar, que instiga a gente sabe?
    Louca pra ler!

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída