Slide

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sereia – Tricia Rayburn


Editora: Verus
Páginas: 306
Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.

Palavras: Vanessa Sands, 17 anos, tem medo de tudo e sua base de apoio é a irmã, Justine. Mas uma tragédia aconteceu e Justine morreu. Tudo leva a crer que foi suicídio, mas Vanessa acredita que conhece a irmã e que ela nunca faria algo como aquilo. Além disso, há alguns anos quando Vanessa sofreu um acidente no mar, algo aconteceu e ela descobriu um dos segredos das marés.
Estando cheia de dúvidas sobre o que aconteceu a Justine, Vanessa volta a Winter Harbor (local onde a irmã morreu) a procura de Caleb, amigo de infância e namorado de Justine. Mas Caleb desapareceu, nem Simon, irmão dele sabe de seu paradeiro. E não é só isso, as coisas têm estado estranhas e a pacata Winter Harbor vem aparecendo no jornal na sessão policial, pois diversos homens têm sido encontrados mortos no mesmo lugar que Justine morreu. A polícia não divulga tudo a mídia, mas Simon e Vanessa ao buscarem Caleb se depararam com uma das vítimas sorridentes.
Entre tentar entender a irmã e encontrar Caleb, Vanessa tenta ter uns momentos mais tranquilos longe de toda essa história, por isso ela vai ao Betty Chowder House, um restaurante com emblema de sereia e que está sempre cheio de turistas (pessoas que não sabem a relação dela com a menina que morreu).
Paige é neta da Betty (fundadora do restaurante), ela e Vanessa se tornam boas amigas. Zara, irmã de Paige, já é o oposto e tem uma rejeição automática a Vanessa, sentimento recíproco. Graças à amizade com Paige, Vanessa se aproxima da família e conhece Raina e Betty, mãe e avó da primeira. E graças às pesquisas e buscas feitas com Simon (que está se tornando mais que um amigo), os mistérios sobre a morte de Justine e sobre os assassinatos vão sendo descobertos. Estaria tudo interligado? Ou pior, tudo faria parte de um plano maior?
Tricia Rayburn construiu uma narrativa instigante em primeira pessoa, isso porque sendo Vanessa que narra à trama vamos descobrindo os segredos de Winter Harbor aos poucos, mas não é só. Vanessa esconde muitos segredos e mesmo estando claro que ela os tem aos montes, ainda sim, nós não conseguimos descobrir quais são eles exatamente, até que estejam plenamente revelados, apenas vamos tendo impressões e teorias.
Os personagens foram bem construídos. Vanessa é insegura e medrosa ao extremo, mas aos poucos a superação desses medos vai se tornando mais necessária. Paige é divertida, animada e mega fofa. Raina é misteriosa. Betty é agradável e extremamente importante para o crescimento de Vanessa. Simon é um fofo, inteligente e sempre disposto a ajudar Vanessa. E Zara é detestável, mesmo tendo certa redenção no final (mas só um pouquinho).
Para quem está esperando aquelas mega cenas de transformação das sereias, onde ao tocar a água as pernas tornam-se um linda calda com barbatanas, sinto lhe informar que as sereias aqui são um pouco diferentes. Mas nem por isso sejam menos interessantes.
A diagramação é simples, mas muito agradável, pois a letra tem um tamanho de médio ou grande (segundo os Gabby’s padrões). A capa tem efeito nos olhos e no titulo, ela se encaixou bem com a história.
Como suspense paranormal a história não deixou a desejar e teve um final fechado, mesmo deixando um gancho para o próximo livro. O final uniu ciência e sobrenatural. O único ponto que me incomodou um pouco foi que as pessoas da cidade aceitaram muito fácil algo nada comum (impossível) de acontecer naquela região e teve outra coisa, mas seria spoiler e eu espero que seja explicado mesmo que vagamente no próximo livro. De resto tudo muito bom.
Estou curiosa para o próximo da trilogia, Encanto, mas o valor dele não está colaborando para uma aquisição imediata. Rsrs

Imagens e trechos:

“[...] – Devíamos chamar a polícia.
– E dizer o quê? – perguntou Simon. Que temos certeza de que um grande grupo de sereias assassinas está planejando destruir a cidade toda [...]”

“Porque eu sabia onde os monstros estavam. E nós estávamos indo em direção a eles.”

Classificação: 




 Eu amo gatos e cachorros.

10 comentários:

  1. Esse é um livro que nunca me chamou atenção :(

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  2. Pela capa, jamais me interessaria pelo livro, mas a sua resenha me instigou. Acho que o lerei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! A capa é meio estranha e a foto não ajudou, mas a história é boa.

      Excluir
  3. Oi Anna! Eu amo este livro, o melhor de Sereias que li, e acho que gostei exatamente por não ser do igual aos outros que li, com aquela pegada mitológica mais forte e sim por explorar algo mais macabro, o suspense da trama é bem elaborado.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi o primeiro que li não tive um paralelo, mas também gostei desse lado macabro e cheio de suspense.

      Excluir
  4. Eu li e gostei muito deste livro. Tenho que ler o segundo livro logo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li sua resenha e foi ela que me motivou a ler ele logo! ^^

      Excluir
  5. Oi Gabby!!
    Pela resenha parece que o livro é muito bom..antes de ler já gostei da história..Se fosse olhar só a capa ñ teria nem vontade de comprar e muito menos de ler, mas a resenha tá muito boa, super legal! Esse mistério envolvendo o livro, tá me deixando mais animada p/ poder ler o livro.. Parece q vale a pena ler..
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena! É uma história bem viciante!

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída