Slide

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Lado Mais Sombrio – A.G.Howard


Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Palavras:

E quando nada é o que parece, nem mesmo você? E quando o desconhecido é tão macabro quanto nos seus pesadelos? Será mesmo tão desconhecido?

Alyssa tem uma doença no sangue. Todas as mulheres da família Liddell tem o mesmo problema: a loucura. Elas ouvem vozes de insetos e flores. Tudo porque Alice, uma antepassada, entrou na toca do coelho, bagunçou o “País das Maravilhas” (mundo intraterreno) e recebeu uma maldição.
Para quebrá-la, salvar a si mesma e a mãe, Alyssa terá que descer a toca do coelho e enfrentar desafios que forem apresentados. Ao final, ela será livre e uma humana plena. Isso é o que ela descobre com a ajuda de Morfeu, um intraterreno. Mas será essa a plena verdade? Afinal, Morfeu é um enigma e as terras depois da toca do coelho não são como Carroll contou.
Além disso, Alyssa tem que lidar com o que sente por Jeb (seu melhor amigo) e com o fato de não ser correspondida ao mesmo tempo em que cumpre os desafios. Ficando assim dividida entre os dois badboys.

A narrativa em primeira pessoa nos envolve nos medos e nos desafios íntimos que Alyssa tem que enfrentar. Ela é uma personagem forte, mesmo com receio e medo não deixa de lutar para quebrar a maldição.
Temos diversos personagens secundários curiosos e interessantes, apesar de que em alguns momentos eu não consegui visualizá-los muito bem em uma única leitura do trecho. Para os que conhecem a história do Carroll, os personagens dele foram apresentados de uma forma bem curiosa, mas rapidamente você os reconhece.
Focando, agora, nos formadores do nosso triângulo: Jeb e Morfeu. Ambos souberam cativar, mas confesso que esperava ficar mais dividida entre os dois, entretanto, desde o princípio e até o momento tenho um favorito e o outro é só legal (!).
A diagramação é belíssima e os capítulos têm um tamanho intermediário. A leitura fluiu bem e foi relativamente ágil. A capa é simplesmente linda.
O livro foi bem concluído, com um final bom em diversos sentidos. Percebi alguns ganchos para os próximos (esse é o primeiro de uma trilogia), mas nada que me fizesse surtar pelos próximos volumes.
Indico para os fãs de YA, releituras macabras e histórias fantásticas com um pé na realidade.

 Imagens e Trechos:

“–Não olhe para baixo – recomenda Jeb.
Por que as pessoas dizem isso? Só torna impossível não fazê-lo. Meu olhar mergulha nos degraus, que produzem um som abafado sob nossas botas. Ossos, entrelaçados e amarrados com algum tipo de cordão dourado cintilante, formam a escada.”

Encontrado no site da autora.
“Jeb é estável, forte e genuíno – meu cavaleiro em sua armadura reluzente. Morfeu é egoísta, suspeito e sublime – o caos encarnado. Impossível comparar.”

“É como no pesadelo de Alice... Parece que estou morta.”



Classificação:


Essa resenha também foi publicada no Arca Literária

8 comentários:

  1. Já tinha escutado falarem bem desse livro, vamos ver se leio algum dia ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Ale! Leia, a história é muito boa para se acompanhar.

      Excluir
  2. Já aqui na estante para ler, o negócio é tempo RSRSRS
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arranje um tempinho, acho que vai valer muito a pena!

      Excluir
  3. Já tinha lido algumas resenhas sobre o livro e fiquei muito interessado. A sua resenha me fez querer de vez o livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe como isso me alegra, afinal nada melhor do que incentivá-los a conhecer uma nova história! ;)

      Excluir
  4. Faz um bom tempo que estou interessado nesse livro! A história dele me atrai muito!
    Ótimo blog! Parabéns!
    http://literatwdo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Essa a premissa dele chama mesmo muita atenção! hehe

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída