Slide

terça-feira, 7 de julho de 2015

O Último Homem do Mundo – Tais Cortez


Editora: LER
Páginas: 224
Sinopse: Amanda é uma garota rebelde e problemática. Filha de Patrícia Oliveira, uma atriz mundialmente famosa, ela se ressente do comportamento da mãe, que trabalha demais e dedica seu pouco tempo livre para namorar. Depois de ser expulsa dos três últimos colégios, Amanda é matriculada contra sua vontade no Educação de Elite, o colégio interno mais renomado do país, onde apenas os filhos da elite nacional estudam. Determinada a conseguir mais uma expulsão, ela é capaz das maiores loucuras, mas seus planos acabam sendo frustrados por suas colegas de quarto, por uma inspetora intrometida e um diretor paciente. Lá ela também conhece Ricardo, o garoto mais popular e mulherengo do colégio. A atração entre eles é imediata, mas isso não impede que se odeiem ferozmente e que façam de tudo para prejudicar um ao outro. No entanto, o destino os forçará a unirem forças por um bem maior, e Amanda perceberá que, às vezes, o último homem do mundo de sua consciência pode ser justamente aquele que seu coração decide escolher.

Oie, oie gente! A resenha de hoje é de um livro nacional e meu primeiro contato com a escrita da autora Tais Cortez. Há algum tempo eu já tinha interesse em outro livro dela chamado de Golfinhos e Tubarões: O outro Mundo (conheça aqui). Mas ele ainda não chegou até mim, sendo assim, foco em O último Homem do Mundo.


Patrícia Oliveira é uma famosa atriz, mas com a fama sua dedicação a filha, Amanda (16 anos), diminuiu drasticamente. O que tornou a menina uma criadora de confusão, pois Amanda faz de tudo para demonstrar sua independência, mesmo que isso seja prejudicial ao próprio futuro.
No inicio do livro vemos que Amanda começará em novo colégio, dessa vez um semi-interno, e seu objetivo nele é conseguir a quarta expulsão seguida. Mas as coisas não estão saindo como o planejado, já que o diretor consegue ver além da motivação que Amanda alega e, por mais estranho que possa parecer, a garota começa a gostar do colégio e das colegas de quarto, Paulina e Maíra.
Entretanto, nem tudo são flores e logo no começo ela já detesta um casal do colégio. E eles entram em uma troca de armações e briguinhas. Mas muitas páginas ainda passarão trazendo algumas reviravoltas e alguns aprendizados para a vida.

O enredo é leve e os dramas são os característicos da adolescência. A autora se utilizou de clichês conhecidos, como garota problema em um colégio novo é “inimiga” da patricinha do local. Eu realmente esperava algo mais, mas o que encontrei não alcançou, infelizmente, minhas expectativas. Acho que esperava algo um pouco menos previsível, pois eu até gosto dos clichês, só que alguns detalhes me pareceram um pouco forçados.
Os capítulos são relativamente curtos e a diagramação simples. A narrativa é feita em primeira pessoa pela Amanda e se prestarmos atenção também podemos ver sobre ela mais do que a própria adolescente é capaz. Ela é uma personagem divertida e apesar de agir de forma irresponsável, ela consegue ser o oposto em vários momentos.
Os personagens me conquistaram aos poucos, dos secundários, principalmente, Patrícia Oliveira, Paulina e Maíra. O diretor Alexandre também precisa do seu destaque, pois ele tenta sempre ser justo.
Essa história é daquelas para ler em uma tarde, pois a leitura é fácil e leve. Um pouco previsível como eu já mencionei, mas ainda sim, uma leitura agradável. Indico para quem gosta de romances adolescentes.

Por fim, alguns trechinhos:

“− Amanda, por favor, comporte-se desta vez... − pediu, quase implorando.
− Do que você está falando, mamãe? Eu sempre me comporto... − respondi, sarcástica.”

“− [...] Eu não vou ficar nesse colégio por muito tempo, mas, enquanto eu estiver aqui, é melhor você e sua namorada ficarem fora do meu caminho. E se ela falar um “a” sobre a minha mãe de novo, você pode se preparar para ter uma namorada banguela!”




14 comentários:

  1. Prece muito interessante esse livro. Ainda não li nenhum dessa autora.

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Foi o primeiro que li, quem sabe você goste?

      Excluir
  2. Oi, tudo joia?
    Eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora, mas deve ser ótimo *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. que menina rebelde haha as vezs so amor pra aquietar ^^ gostei da resenha

    http://www.jacknuit.com.br/

    estou te seguindo :)

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Ana
    Obrigada pela resenha e por compartilhar sua opinião!
    Fico feliz q, em geral, tenha sido uma leitura agradável :)
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Thais! Apesar de não ter atingido todas as minhas expectativas, eu não perdi a vontade de ler Golfinhos e Tubarões. Beijos!

      Excluir
  5. Oi

    Fiquei com raiva da protagonista só de ler a sinopse. Não gosto muito de livros previsíveis, adoro um clichê mais tem que ter aquele diferencial, no final das contas.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Cintia! Também acho que toda história merece um diferencial ou tem que despertar um sentimento forte pelos personagens.

      Excluir
  6. Oi Anna!
    Tenho o e-book perdido no meu Kindle, tinha até me esquecido. Gostei de conferir sua opinião, o enredo é ótimo e achei uma pena não ter atingido suas expectativas.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Dani, foi mesmo uma pena. Mas leia assim que puder e me conte o que achou! Bjus

      Excluir
  7. Oii Anna, tudo bom?
    Não sabia desse livro da autora, eu já li Golfinhos e Tubarões e amei, ela escreveu muito bem aquele livro!!
    Adorei sua resenha.
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golfinho e Tubarões esta na minha lista e estou bem curiosa! :D

      Excluir
  8. Gostei da resenha e acho que esse seria um livro que certamente eu iria curtir a leitura, conheci somente agora com sua postagem ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Luiza, pelo que conheço do seu blog e das leituras que você já fez, também acho que esse livro te agradaria! Bjus

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída