Slide

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Sonetos


Olá pessoal!

   Hoje gostaria de falar sobre Sonetos.

   O Soneto é uma das mais antigas formas fixas de poesia, com origens italianas, lá no século XII, perdurando até a modernidade.

   Sua estrutura tem quatorze versos, divididos em quatro estrofes, sendo as duas primeiras de quatro versos e as duas últimas de três versos. Em geral, os Sonetos são produzidos com versos decassílabos, ou seja, os que possuem dez sílabas poéticas, mas admite-se sua elaboração com outras métricas.

   Melhor que a teoria, só exemplo, não é mesmo? Vejam este Soneto, de minha autoria:

Sanidade

Pelas margens de um rio muito agitado,
Um homem peregrina, aborrecido.
Nota seu rosto na água refletido
E torna a perceber: está acabado.

Recordara que fora derrotado,
Que pelo seu destino foi vencido.
Por que é que a sorte havia lhe esquecido?
Por que é que Deus lhe havia abandonado?

Olhando para o rio, se viu molhado
Por gotas do seu pranto derramado,
Cintilando seus olhos de safira.

Constata que não há ninguém ao lado,
Da vida se despede com cuidado.
De sanidade armado, ele se atira.

(Leandro Andreo - "Muito Veneno e um Pouco de Lirismo")

   Na literatura brasileira temos grandes exemplos de sonetistas, como Vinicius de Moraes, Olavo Bilac, Raimundo Correa, entre muitos outros. Mesmo os modernistas escreviam sonetos. Dentre os contemporâneos, admiro muito uma poetisa chamada Magmah, cujo trabalho pode ser admirado no Facebook.

   E vocês? Escrevem Sonetos? Postem os seus nos comentários!

   Um Abraço!


8 comentários:

  1. Oiii!! Tudo bem?
    Amei seu soneto. Costumo escrever alguns poemas e algumas outras coisinhas que posto no blog. Ainda não tive a oportunidade de escrever um soneto.
    Um grande abraço e até a próxima.
    >>Dhessy

    ResponderExcluir
  2. Oiee Leandro ^^
    Estudei sonetos ano passado, mas não curti muito *-* achei bacana e muito bonito a forma com que os autores se expunham e aos seus sentimentos, mas não é o meu tipo de escrita favorita, sabe? Gostei das suas rimas, ficaram muito boas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leandro!
    Gostei muito de você não apenas apresentar o soneto na sua configuração estrutural, mas por ter produzido um como exemplo. E que belo soneto! Sensivelmente triste... fiquei com vontade de falar com o personagem representado no soneto. O título ficou ótimo!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro!

    Não sou muito chegada em poesia, mas costumo ler algumas coisas do Vinicius de Moraes (mas meu poeta preferido ainda é o Leminski).
    Muito bonito o seu soneto, inclusive, mas muito triste, nossa... Não sei se interpretei errado, mas tudo bem. Costumo escrever algumas coisas também, mas só narração mesmo.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não escrevo nada, um soneto então, nunca conseguiria! rs... gosto muito dos de Vinícius de Moraes, embora poesia não seja o meu forte. E gostei muito do soneto que você escreveu, embora não tenha esperado por esse final infinitamente triste.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro, estudei sonetos na escola e em minha graduação de Língua inglesa e tá aí um ramo da poesia que até me agrada bastante!! Sou soneto é muito bonito, entretanto tem um final triste e muito definitivo?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro!
    Vc sabe que sou fã do seu trabalho, né? Amo poesias e Ivvy é um dos meus livros preferidos.
    Esse soneto está lindo, amei! <3
    Ansiosa para começar a leitura do livro novo (já está no tablet esperando eu me desafogar pra começar a ler).
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei o soneto, parabéns, está incrível e bem escrito! Pena que ele tem final triste, rsrs. Eu nunca tentei escrever um, mas deve ser um pouco complicado, né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída