Slide

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Versos em Destaque – A estreia

Versos em Destaque – A estreia.


Olá pessoal. Esta é minha primeira participação no site, então aproveito para me apresentar: sou Leandro Andreo, escritor. Nasci e moro em São Paulo e tenho 30 anos, com 13 deles dedicados à literatura. Tive trabalhos reconhecidos por diversos prêmios literários e antologias. Mais recentemente, publiquei meus dois primeiros livros de poesia: Ivvi (Pandorga, 2014) e Muito Veneno e um Pouco de Lirismo (Kazuá, 2015). Neste espaço, quinzenalmente, falaremos sobre versos.
Nesta primeira coluna, gostaria de abordar uma questão interessante, a qual vejo não só na blogosfera, mas também fora do mundo da Internet: o desprezo pela poesia. Vejo
muita gente dizer que poesia “não é meu gênero”, ou “não entendo”, ou “não gosto”, mesmo antes dar uma chance aos versos que nos surgem como oportunidade de leitura.
Sabe, leitores, eu não culpo vocês, não mesmo! Como amante da poesia, tenho que admitir que de uns anos para cá, a qualidade poética caiu muito, sobretudo no último ano, onde qualquer “frase dividida em três linhas” pode ser chamada de poesia. Não quero aqui culpar ninguém, quero apenas começar uma mudança.
No meio deste monte de textos ruins, há coisa boa. É certo que temos que garimpar, mas digam-me se um exaustivo trabalho de garimpo não é recompensado quando você acha um lindo diamante? Nossa missão agora, é procurar diamantes!
Então, caros amigos, faço-lhes um desafio: leiam um poema por dia. Contudo, não é simplesmente passar os olhos nele: vamos entender, escandir, achar a alma do poeta ali dentro. Se nossos contemporâneos são um desafio de garimpo, recorramos aos clássicos. Leiam um Drummond, um Bandeira, um Casimiro de Abreu, um Fernando Pessoa, um  quem sabe um Leandro Andreo. Vamos exercitar o amor por poesia que existe em cada um de nós, pois, convenhamos: não há como resistir quando um verso nos toca o coração.
Aguardo os comentários de vocês sobre o poema lido. Não desistam! Garimpemos! Se alguém quiser sugestões de poesia, fico à disposição de entender os gostos e recomendar. Podem me escrever: leandroandreo@hotmail.com.

Um grande abraço!





18 comentários:

  1. Confesso que não sou fã de poemas, mas muito legal o seu projeto. Continue assim sua fofa.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  2. Amei o projeto, mas raramente leio poemas ,---,

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro, tudo bom? Já vi a obra Ivvi em algum blog por aí e parabéns por amar tanto assim a poesia. Eu confesso que mesmo com todos seus argumentos e desafio eu continuo não mudando minha ideia de que poesia não é pra mim. Eu realmente não tenho paciência, não entendo, não me concentro. É uma coisa minha, um pouco vergonhosa talvez, mas que não consigo mudar por mais que já tenha me esforçado. No mais, espero que as pessoas que leiam esse post se sintam compelidas a ir ler um poema e gostem.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu não leio muita poesia 'ultimamente' pois, mas quando era mais nova, até arriscava alguns escritos (muitos na verdade), meu sonho era publicar um livro de poesias e ensaiava bastante para isto. Todos os livros de poemas que tinham disponíveis na biblioteca eu já li, hehe.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu leio muitos poemas. Meu estilo é algo mais próximo de CAMÕES, mas conheço outros incríveis tb. Não é um costume grande, mas mantenhi eu caderninho com poemas lindos que me tocam.
    Gostei da ideia e espero conhecer nomes novos por aqui! Parabéns!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro.
    Seja bem vindo ao Letras & Versos. Sua primeira participação no blog foi bem interessante, mas confesso que não sou de ler poesias e tenho poucos livros de poemas em casa. É um pouco vergonhoso, eu sei, mas é a realidade. Teve um tempo que esforcei bastante para ler, fui até em biblioteca da minha cidade pegar livros para ler, mas outros gêneros ganharam espaços na minha estante e a leitura de poesias ficaram de lado.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Muito legal a sua ideia, e torço muito para que dê certo. Eu gosto de ler Poesias, mas não sou grande conhecedora. Muito sucesso nessa nova etapa.

    Beijos,
    Dai | Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  8. Bem-vindo Leandro!

    Vou confessar que leio muito pouco poesias, não por não gostar, pois as acho lindas, mas como normalmente pego mais ficção para ler, as poesias ficam de lado, ano passado li um livro ótimo do gênero chamado Livre Mente, da Isabela Xavier, são poemas e poesias profundas e muito legais! Gosto bastante também dos poemas do Vinicius de Morais, outro bom é o Cassiano Ricardo. :D

    Achei legal seu desafio, vou procurar ler um poesia por dia!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro tudo bem?
    Como começar? Bem, eu sinceramente acho algumas poesias muito bonitas e algumas já me tocaram e acho belíssimas, porém a questão para mim não é o gênero, ou não gostar, eu não me sinto atraído pela leitura de poesia, eu acho cansativo e desculpe algumas vezes sem sentidos :(
    Achei o projeto interessante, mas não sei se eu faria, tenho medo de tentar garimpar e acabar tendo menos vontade de ler poesias por não curtir as poesias que eu tiver encontrado para ler!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Seja bem vindo! Sobre poesia eu não sei se a mesma caiu de qualidade ou apenas foi um assunto que se desgastou nesse mundo contemporâneo. Antes o ser romântico estava ligado a esse estilo, atualmente é um conceito e uma ação mais ampla, ente todo esse desgaste e esse leque de diversidade para representar a mesma acabou prejudicando esse estilo literário.Talvez você por ter um conhecimento melhor discorde de tal comentário, ma essa é minha opinião. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leandro!
    Eu costumava escrever poesias até alguns poucos anos, mas dei uma parada. Também lia algumas de vez em quando, mas nunca fui conquistada por nenhuma em particular e quero, sim, quando possível, ler algo do Drummond ou de algum outro escritor que possa me interessar da mesma forma. Não sou muito atenta à esses livros em geral, mas eles também merecem toda a atenção dos leitores, e quando escritos com o coração, realmente podem nos render muita emoção e sentimentos diversos!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leandro.

    Gostei da sua analise sobre o gosto da galera em relação a poemas. Eu sou uma dessas pessoas que não se esforça para ler um poema. Entretanto acho que a parte de ler esses poemas clássicos tem relação com isso, já que assim como é com a literatura, somos todos obrigados a ler na escola apenas os clássicos com seus textos rebuscados e com palavras de pouco entendimento na nossa língua atual (e sendo nós de uma geração onde tudo é imediato geralmente não queremos pesquisar significados em dicionários e etc). Talvez seja interessante começar por poemas atuais, que estejam mais próximos a realidade dos jovens no momento, mesmo que não seja um poema bom ou excelente, mas é que tudo acaba virando uma coisa de costume. Entendeu ou que eu quis dizer?
    Enfim, espero acompanhar seus poemas.


    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  13. Leandro, você tirou as palavras da minha boca, eu não gosto muito de poesias, "não faz meu estilo". Desde meados do ano passado venho tentando sair da minha zona de conforto, inclusive consegui, mas este ano que sair mais ainda.rs Vou ler mais clássicos, ano passado eu não li. E você me deu essa ideia agora de ler poesias.
    Recentemente, li num livro, não me recordo qual, uma poesia da Cecília Meirelles e adorei. Fui na biblioteca da minha cidade procurar por um livro de poesias dela e não encontrei. Quando eu voltar lá, só sairei de lá com um livro de poesias na mão ahaha.

    parado-na-estante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Bha agora bateu a vergonha, eu não leio muitos poemas, as vezes alguém indica e eu sempre leio,
    mas não tenho o costume de sair procurando poemas para ler.
    Gostei do projeto, é uma maneira de fazer pessoas assim como eu ficarem mais atentas e procurarem um poema.
    Tá aí eu vou me esforçar para participar desse projeto.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  15. Olá Leandro, seja bem vindo!

    Confesso que faz tempo que não leio poemas e sua proposta é muito boa, porque acho que não leio porque não entendo, só passo o olho sem absorver o fundamento daquela poesia e por isso acabo achando tão chato! Mas sei no fundo que como qualquer obra, poema/poesia pode ser tão ou mais profunda que um livro! Proposta muito bacana!

    kEYLA - http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Leandro, seja mais que bem vindo ao blog! Sim, eu confesso que sou a pessoa que diz não ser do estilo de poesia, porque como você disse, a qualidade está diminuindo. Mas depois desse "leve puxão de orelha" eu vou ler mais! Vou pesquisar meus livros de poesia em casa e me dedicar a eles!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Leandro, tudo bem?

    Seja bem vindo ao blog! Achei muito legal a ideia da coluna, e uma forma de introduzir os leitores nesse universo. Pois confesso, sou do tipo que fala isso, mas admito também que existem muitas poesias boas por aí, só nos resta mesmo garimpar. Vou aceitar o desafio e procurar ler mais do gênero. E vou adorar ver os próximos posts da coluna!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu sou uma leitora que não curte muito poesias, sim, eu sei, é meio errado dizer isso, mas isso não quer dizer que eu passo longe, jogo água benta e saio correndo, pelo contrário, eu sempre dou uma chance, tento entender, e tem algumas que eu amo e acho incríveis, mas outras que realmente não consigo me ligar com as palavras.
    Espero ótimos posts por ai, para conhecer melhor esse genero.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída